No quadro do Portugal 2020 a racionalização de energia irá desempenhar um papel importante na avaliação e aprovação de projetos de financiamento. Como já é do conhecimento geral a certificação energética também é obrigatória num conjunto alargado de atos administrativos.
Em 2016 a Central Projectos contará com um departamento autónomo de Eficiência Energia, com um quadro técnico altamente qualificado, habilitado a prestar serviços de Certificação e Auditoria Energética e de elaboração Planos de Racionalização Energética.
Apresentamos de forma resumida do que poderá beneficiar em cada um dos novos serviços Central Projectos:
A Certificação Energética identifica qual o nível de eficiência de um edifício, sendo atribuída uma classe energética compreendida entre o A+ (máximo de eficiência energética) e F (mínimo de eficiência energética).
É obrigatório ter certificado energético para requerer licença de construção, licença de utilização, no ato de escritura ou contrato de compra/venda e no 3º ano de funcionamento de edifícios destinados a comercio e/ou serviços.
A Auditoria Energética é uma análise detalhada das condições de uso de energético num edifício ou unidade fabril. A auditoria é feita aos equipamentos e contabiliza os consumos e o rendimento energético, sendo fundamental para poder reduzir o seu impacto energético e obter poupanças financeiras no gasto de energia necessário à atividade do edifico ou unidade fabril.
O Plano de Racionalização Energética tem como objetivo identificar e quantificar medidas para racionalizar e otimizar o consumo de energia. Trata-se de um documento que muito útil às entidades onde consta o programa a implementar e que visam reduzir o consumo energético num prazo de 6 a 8 anos, conforme a tipologia da atividade.
Somos A+ na prestação de serviços de certificação energética. Contacte-nos!