Nasceram em 2017 as primeiras duas pontes em betão impresso em 3D. O processo de construção aditiva já não é novo no entanto este caso constituiu mais um avanço tecnológico. A primeira foi uma ponte construída em Madrid, inspirada nas obras de Gaudí, projetada pelo Institute of Advanced Architecture of Catalonia. A segunda foi projetada e produzida por engenheiros da Eindhoven University of Technology e montada na Holanda pela Empresa BAM Infra.
A impressão de 3D permite obter novas formas nos objetos construídos e algumas vantagens na produção. É ainda uma tecnologia que pode ter uma articulação ainda mais forte entre CAD e CAM (Computer Aided Design e Computer Aided Manufactor).
A Central Projectos está atenta a estes desenvolvimentos e usa técnicas e programas informáticos que já ligam a processos de fabrico automático em construção metálica e na produção automática de armaduras para betão. O mais recente avanço tecnológico implementado na Central Projectos permite dar o passo seguinte para projeto paramétrico e a impressão 3D de projetos.
J. Catarino
fotos retirdas de:
https://iaac.net/
https://www.tue.nl/en/