A otimização da forma de um projeto esteve sempre presente no modo de pensar de Engenheiros e Arquitetos. Está na capacidade dos arquitetos verem simplicidade e semelhança com a natureza e no pensamento físico e matemático dos Engenheiros. Algumas das formas mais inovadoras vieram do trabalho conjunto de arquiteto/engenheiro ou de profissionais que têm formação nos dois domínios.
Forma e estrutura nem sempre foi verdadeiramente integrada em projeto. A natureza faz isso criando uma função para a forma e uma forma para a função num processo com milhões de anos. A forma das árvores, de um ovo ou de uma concha são criações que qualquer um gostaria de ter assinado.
Gaudi (3) nas suas criações arquitetónicas estudou a natureza para melhorar as suas formas. Na mesma linha, o LNEC utilizou no passado modelos físicos de membranas para encontrar a melhor forma para uma barragem.
A otimização (1) (2) topológica e outras técnicas permitem hoje aos arquitetos e engenheiros regressar à natureza em frente aos seus computadores (4) (5). A obtenção da melhor forma que atinja determinado objetivo a ser otimizado (exemplo do peso de uma estrutura) sujeita a restrições humanas e físicas (distância a percorrer numa ponte ou a capacidade resistente máxima de um material) é hoje uma ferramenta mais disponível.
A Central Projetos está já a trabalhar em alguns projetos em que ferramentas de otimização de forma estão a ser usadas para criar estruturas complexas onde a mente do arquiteto e engenheiro trabalham em cooperação. Temos atualmente capacidade para desenvolver projetos de obtenção e otimização de forma em estruturas metálicas tridimensionais, estruturas tencionadas (6) (7) e estruturas espaciais em geral. Estas ferramentas aliadas a novos processos de fabrico apontam para uma valorização crescente do trabalho de projeto.
O processo de projeto com otimização de forma não é em si um conceito final, mas um meio muito interessante para atingir um fim. Desafiamos os arquitetos a trabalhar em parceria com a Central Projetos na implementação de mais esta ferramenta que viabiliza tecnicamente a pesquisa de novas soluções.
André Tereso
(1) - http://www.kraftwurx.com/3d-model-printing/3d-printing-news/845-how-to-create-structural-forms-with-3d-printing-pegasus-bridge
(2) - https://www.patrikschumacher.com/Texts/From%20Typology%20to%20Topology.html
(3) - http://structuresandspans.wordpress.com/2011/12/21/funicular-structures-antoni-gaudi-and-the-cripta-de-la-colonia-quell/
(4) (5) - https://altairhyperworks.com/industry/Architecture
(6) - https://www.archdaily.com/catalog/us/products/6929/membran-structures-type-ev-mdt-tex/67315
(7) - https://www.dezeen.com/2015/03/11/frei-otto-a-life-in-projects/