A ciência mais do que nunca é baseada no universo digital e sendo a arquitetura e a engenharia duas das suas vertentes, é fundamental conhecer ferramentas que contribuam para as compreender.
O varrimento laser tridimensional é uma dessas ferramentas que apenas passou a ser utilizada para práticas civis na época de 90, através de empresas ligadas à informação geográfica. Trata-se de uma tecnologia que utiliza a luz laser para determinação de uma nuvem de pontos de uma forma quase contínua e quase em tempo real, assumindo a forma 3D, com as suas coordenadas cartesianas x, y e z e com informação de cor.
A nuvem de pontos é alvo de posterior tratamento, através do vasto leque de softwares e plataformas disponíveis no mercado, sendo transformada em geometrias mais complexas como poligonais e superfícies paramétricas.
Uma das suas principais finalidades é a modelação 3D que poderá ser apresentada de diversas formas, sendo o modo texturado o que mais se ajusta à realidade do objeto alvo de levantamento. Trata-se ainda de uma peça essencial de apoio à medição, à animação, e à caracterização e monitorização de obras existentes.
Esta tecnologia veio revolucionar os métodos tradicionais utilizados para levantamento do existente, proporcionando:
• O registo de uma quantidade de pontos impraticável por métodos diretos;
• Versatilidade e segurança, não sendo nociva;
• Um maior detalhe e precisão de dados;
• A redução de erros e custos;
• Uma melhoria do processo projeto/modelo.
Refira-se ainda que dependendo do equipamento, da distância e das características do objeto a levantar, a precisão poderá ser milimétrica, permitindo partir da realidade já no computador para o desenvolvimento do projeto. No entanto, o processo de tratamento pode vir a ser bastante moroso dado o grande número de informação que é recolhido, carecendo complementarmente de um hardware robusto.
Na Central Projectos encontramo-nos atualmente a desenvolver um projeto de uma cobertura a incorporar sobre ruas existentes, que tira partido desta tecnologia. Estamos atentos ao progresso desta e de outras tecnologias para incorporação na nossa área de intervenção, já que quando estas são aliadas a técnicas de análise e modelação 3D, permitem a visualização, manipulação, transformação e a fusão com outros dados, dão origem a soluções inovadoras, baseadas na otimização do custo e do tempo.
C. Carvalho