Em 1999, o recente eleito presidente de município Miguel Anxo Fernández Lores, baniu o uso de carros no centro histórico de Pontevedra - Espanha.
No primeiro mês do seu mandato, transformou os 300 000 m2 do centro de Pontevedra com a eliminação de lugares de estacionamento, que eram a maior razão de congestionamento na década de 90, implantou parques de estacionamento subterrâneos nas periferias, eliminou os semáforos trocando-os por rotundas e, reduziu a velocidade de circulação para 30 km/h, especialmente limitada pelo novo desenho urbano que apresenta aos condutores obstáculos e gincanas que os impedem de acelerar para lá dos 30 km/h.
Estas medidas, traduzem-se numa redução de emissões de C02 de quase 70%, numa redução acima de 90% de acidentes/atropelamentos, havendo apenas registados 3 sinistros nos últimos 20 anos, e em cerca de 12 000 novos habitantes que se moveram para o centro. Atualmente três quartos da cidade são destinados a peões e ciclistas.
A mobilidade, a pé, é de tal modo privilegiada que, há semelhaça dos mapas de transportes públicos, surgiu o "metrominuto", um mapa que mede a distância entre vários pontos e os tempos que se demoram entre eles a caminhar.
J.Cruz